Dicas e Truques

03-06-2011 11:52

:: Desligue no Windows XP os relatórios de erros:

Para quem não gosta de ficar recebendo avisos sobre enviar os relatórios de erros à Microsoft, a cada vez que o seu Windows XP executa uma operação ilegal, não precisa conviver com esses tipos de mensagens. O próprio sistema oferece uma forma de desabilitá-lo. No menu Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Propriedades. Clique na aba Avançado. Na parte inferior da janela, acione o botão Relatório de Erros. Por fim, escolha a opção Desativar Relatório de Erros e confirme a operação. A partir de agora, a janela do relatório de erros não vai mais aparecer sempre que um programa der pau.



Barra Colorida

:: Como recuperar pastas escondidas do Arquivo ZIP:

Um arquivo ZIP pode conter um programa e arquivos organizados em diretórios e subdiretórios. Na hora de descompactar, se essa estrutura não for mantida, o programa não vai funcionar corretamente. Isso ocorre, por exemplo, quando eles contêm referências aos diretórios. No WinZip, você pode verificar se o arquivo ZIP contém diretórios olhando a coluna Path, que normalmente fica escondida, à direita da janela principal do programa. Se você simplesmente selecionar os arquivos nessa janela e arrastá-los para fora (uma forma rápida de descompactação), vai extraí-los do pacote, mas sem a estrutura de diretórios. Para mantê-los organizados nas respectivas pastas, é obrigatório percorrer um caminho mais longo. Clique no botão Extract, na barra de ferramentas, indique o lugar onde os arquivos devem ser compactados e - atenção para o detalhe -, antes de dar OK, garanta que a caixa Use Folder Names esteja marcada.


Barra Colorida

:: Adicionar e Remover Programas:

Às vezes, a desinstalação não é bem sucedida e acaba deixando o nome do programa na lista, apesar de ele ter sido desinstalado. A lista de programas instalados que aparece no Adicionar/Remover Programas fica localizada no Registro do Windows. Caso você saiba usar o registro, entre no menu Iniciar, item Executar, e digite Regedit, que ativará o Editor de Registro. No Editor, procure a chaveHKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall. Embaixo da chave Uninstall, procure o programa que você deseja remover da lista. Certifique-se de que o item é o correto, olhando em seus detalhes a chave Display, que indica o nome que aparece no Painel de Controle. Se você encontrar o item, selecione-o e clique DEL. Muito cuidado com alterações no Registro, pois podem tornar o Windows inoperante. Na dúvida, não faça alterações.


Barra Colorida

:: Senha de proteção no Outlook Express:

 Para colocar uma senha de proteção no Outlook Express para ninguém poder ler as mensagens lá existentes,entre no Menu Arquivo, Identidades, Gerenciar Identidades. Você deve ver a Identidade Principal, se for a única existente. Clique no botão propriedades, e selecione "Pedir uma senha ao iniciar". Desta forma, sempre que você abrir o Outlook, ele pedirá a senha para entrar nesta identidade. As identidades são bastante úteis: caso outra pessoa queira puxar e-mails de outra conta, você pode criar outra identidade, com outra senha, e um não poderá acessar os e-mails do outro sem a senha correta.


Barra Colorida

:: Crie fontes com efeitos especiais com o Photoshop:

O Photoshop permite criar fontes com efeitos especiais, para usar em títulos, seja em publicações no papel, seja em websites. Um desses efeitos são fontes com bordas delineadas em cor diferente da usada no corpo dos caracteres. Para experimentar esse recurso, acompanhe os passos a seguir:

a. Acione Arquivo/Novo e crie uma imagem de, por exemplo, 300 por 100 pixels.
b. Selecione a ferramenta Texto e digite uma palavra qualquer. Neste exemplo foi usada a fonte Verdana, tamanho 48.
c. Na tela Texto, ajuste o item Espaçamento para 40. Esse detalhe se torna necessário apenas para deixar espaço entre as letras para o desenho das bordas. Sem isso, os caracteres podem montar uns sobre os outros. Detalhe: é preciso selecionar o texto para modificar o espaçamento entre as letras.
d. Agora, na paleta Camadas, clique com o botão direito do mouse no T da camada de texto. No menu que se abre, selecione a opção Acabamento da Camada.
e. Defina como cor de primeiro plano uma cor contrastante com a cor de fundo. Isso lhe permitirá visualizar a borda das letras.
f. Acione Editar/Traçar e indique uma largura de 2 pixels.
g. Para usar letreiros desse tipo na web, dê o comando Imagem/Modo/Cores Indexadas e salve o arquivo no formato GIF.


Barra Colorida

:: Pondo seu nome no IE:

Quando você está navegando na web, o IE sempre mostra o nome da página, hífen, “Microsoft Internet Explorer”. Se quiser, você pode mudar esse título - por exemplo, para algo mais curto como “IE 6.0”, seu nome, ou o que lhe der na cabeça. Para isso, abra o Editor do Registro e navegue até o diretório:

HKEY_LOCAL _MACHINE\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main. No menu, escolha Editar/Novo/Valor da Seqüência. No lado direito da tela aparece uma nova opção, onde você deve editar “Window Title”, sem as aspas. Em seguida, dê um duplo clique nessa expressão e digite as palavras que você quer ver no título do IE. Se, depois, você quiser retornar ao padrão, volte ao mesmo lugar no Registro e apague a chave Window Title. Isso funciona em qualquer versão do programa, de 4.0 para cima, partindo-se de um IE padrão, não modificado. Atenção: esta dica, assim como qualquer outra que envolva a edição Registro, deve ser usada apenas por usuários experientes. Alterações inadequadas no Registro podem pôr a perder o sistema, levando à necessidade de reinstalação do Windows e de todos os programas.


Barra Colorida

:: Como tirar o IE do Windows 98 e Me:

O Internet Explorer vem embutido no sistema operacional desde o Windows 98. Mas é possível desinstalá-lo das versões 98 e Me. Para isso, é só usar o programa IEradicator. Ele é um freeware que retira o browser do Windows, permitindo a instalação de outro mais veloz. A erradicação mantém, no entanto, os componentes internos do IE, necessários para alguns aplicativos do Windows. Quem quiser fazer uma remoção mais profunda pode usar o 98lite, que acaba com qualquer resquício do IE, deixando a interface como a do Windows 95. Apesar desse aparente downgrade, o ganho de velocidade é considerável, para quem conseguir viver sem os benefícios do Windows 98.

IEradicator 2001
98Lite.net
https://www.98lite.net/getieradicator.html

Antes desse programa, era uma façanha conseguir tirar o IE do Windows. Agora, tudo se resume a alguns cliques. Mais importante: sem prejudicar o funcionamento de outros aplicativos do sistema operacional. Grátis, 18 KB, Windows 98/Me e 2000, em inglês

98lite 4.5
98Lite.net
https://www.98lite.net/download/98lite30.exe

Além de desinstalar o Internet Explorer, o 98lite pode mudar completamente a interface do sistema operacional. Ainda pode desinstalar qualquer programa que venha com o Windows. Vale a pena ler o arquivo de Ajuda antes de fazer qualquer modificação para ver o que será feito, apesar de o 98lite poder fazer o sistema retornar ao estado anterior, salvo em casos de desastres. Shareware, 30 dias, registro por 25 dólares, 318 KB, Windows 98 e Me, em inglês.


Barra Colorida

:: Descubra o Endereço IP de seu Computador e de sites na Internet:

Primeiro vamos esclarecer o que significa essa sigla. Todo computador que se comunica pela internet é identificado com um número, chamado IP (Internet Protocol), capaz de distinguir aquela máquina de todas as outras no mundo virtual.

Além dos computadores, os servidores de sites e roteadores também possuem esses números para identificá-los.

O endereço IP consiste de quatro sequências de três números, como 200.231.206.53. Essa sequência, por exemplo, é da página principal do Universo Online - como o UOL é um site, ele fica hospedado num servidor, e esse servidor tem esse endereço.

No caso dos computadores conectados à internet por banda larga, o endereço IP geralmente é fixo, assim como o do servidor do UOL e das páginas da internet. Por isso eles são mais vulneráveis a ataques de hackers.

Os micros com acesso por linha discada, no entanto, ganham um endereço IP diferente a cada conexão que fazem à internet.

Em ambos os casos, a forma mais simples de descobrir seu endereço é entrar no Prompt do MS-DOS (Iniciar - Programas ou Iniciar - Executar - command.exe) e digitar o comando IPCONFIG. Seu número IP aparece na tela quando você estiver conectado.

Se você quiser descobrir o caminho da sua conexão até o endereço de um site, também pode usar o comando TRACERT. Experimente digitar "tracert www.google.com" (sem as aspas), por exemplo, para descobrir por onde seu navegador caminha até chegar ao servidor do buscador Google.


Barra Colorida

:: Como zipar um arquivo grande distribuindo-o em vários disquetes:

Um recurso utilíssimo oferecido pelos programas de compactação e descompactação é a capacidade de zipar um grande arquivo distribuindo-o em vários disquetes. Uma das formas de fazer isso no shareware WinZip (www.winzip.com), que é o compactador mais conhecido, é mostrada a seguir:

1. Coloque no drive A um disquete formatado e vazio.
2. Na tela do WinZip, clique no botão New, indique o drive A e dê um nome ao novo arquivo. 
3. Após criar o arquivo, o WinZip automaticamente abre a tela Add para que você indique o arquivo (ou coleção de arquivos) que vai ser compactado. 
4. Como o arquivo ZIP não caberá em apenas um disquete, este é preenchido e, no final, o WinZip pede que você coloque o segundo disco. Pedidos semelhantes se repetem até o último disquete.

Neste aspecto, o PowerArchiver ( www.powerarchiver.com), freeware similar ao WinZip, apresenta uma vantagem sobre o concorrente. O WinZip só faz o desdobramento do arquivo compactado em vários volumes diretamente nos disquetes. O PowerArchiver permite que você crie os vários volumes no disco rígido e depois os copie para os disquetes. Para tanto, faça o seguinte:

1. Antes de tudo, crie no HD o arquivo ZIP desejado. 
2. No PowerArchiver, acione Tools/Write Zip Disk Span. Surge a tela Write Disk Span. 
3. Na caixa Single Archive To Span, aponte o arquivo ZIP recém-criado. Na caixa Location of the Span ned Files, indique o local e o nome dos vários pedaços do arquivo. Você pode indicar a mesma pasta e o mesmo nome do ZIP original. Exemplo, c:\teste.zip. 
4. Na lista Spanning Size, informe o tamanho de cada pedaço de arquivo. Para gravar em disquete, escolha 1 400 KB. 
5. Clique no botão OK. O arquivo será dividido em vários pedaços de 1 400 KB, exceto o último, que conterá o resto da divisão. Os nomes serão teste001.zip, teste 002.zip, e assim por diante. 
6. Agora, você pode copiar cada uma das partes para os disquetes. O objetivo também pode ser outro - por exemplo, facilitar o envio de um arquivo grande por e-mail, partindo-o em anexos para várias mensagens.

O PowerArchiver tem pelo menos duas outras vantagens sobre WinZip. Primeiro, ele descompacta mais tipos de arquivos (por exemplo, o RAR) e, depois, é totalmente grátis. Há apenas um senão: os arquivos múltiplos compactados pelo PowerArchiver não são compatíveis com o WinZip. Então, eles só servem se o programa existir nos pontos de origem e destino. Quando houver dúvida, o melhor é compactar diretamente para os disquetes - operação que o PowerArchiver também aceita.


Barra Colorida

:: Aumente a Velocidade de seu Modem:

Muitos internautas perguntam sobre a configuração do modem no Windows, principalmente porque nas propriedades da placa no Painel de Controle há uma espécie de "regulagem" de velocidade.

Mas essa configuração não influencia a taxa de bytes por segundo nos seus downloads. Isso porque há a limitação física do próprio modem, que, no seu caso, é de 33,6 Kbps (milhares de bits por segundo).

Se você considerar que cada byte é composto por oito bits, essa taxa de 33,6 Kbps, o máximo que seu modem pode conseguir numa transferência, em média, é 4,2 kbytes por segundo.

Mas os modems geralmente não trabalham no máximo de sua potência. Isso porque, no Brasil, a infra-estrutura das linhas de telefonia é defasada - o que prejudica o tráfego de dados - e os provedores de trabalham com o mínimo possível de servidores de conexão - o que congestiona o tráfego.

Para evitar esse último inconveniente, quando você quiser mais velocidade, procure horários mortos, como o meio da tarde durante a semana, ou entre 6h e 8h. Os horários de pico são as madrugadas, por causa da política de cobrança das empresas de telefonia, e os fins de semana.

Por configuração, não é possível acelerar um download em si, mas o carregamento de páginas na internet por exemplo. Há programas que carregam subpáginas de um site acessado, o que otimiza seu tempo de visita. Para encontrá-los, vá ao site www.donwload.com e faça uma busca pelos termos "download" e "speed".

Caso você tenha uma placa fax-modem de uma boa marca, nem pense em trocá-la por uma 56,6 Kbps - você não terá o dobro da velocidade. Por experiência própria, com 56,6 Kbps não é possível ultrapassar a barreira dos 4 Kbytes por segundo. Aliás, essa é uma média rara. O normal é entre 2,5 Kbytes e 3 Kbytes por segundo mesmo.

O ideal, nesse momento, é esperar. Isso porque a geração de modems de telefonia fixa já chegou no limite - não haverá tecnologia posterior ao v.92, novo padrão para modems lançado no ano passado. A velocidade da conexão por linha telefônica comum continuará no máximo em 56,6 Kbps.

Por outro lado, banda larga ainda é privilégio de poucos. Com a queda nos preços, no seu caso, talvez compense passar direto para o acesso via ADSL (como o Speedy, da Telefônica) ou a cabo (como o Ajato ou o Vírtua).


Barra Colorida

:: Conversão de CD-ROM para DVD:

Os drives de DVD-ROM estão, gradativamente, tomando o lugar dos drives de CD-ROM. Isso acontece porque, além de ser compatível com os CD-ROMs atuais, o drive de DVD-ROM tem a vantagem de permitir a execução de DVDs. Para gravar um DVD, é preciso usar um drive de DVD com capacidade de gravação e um disco, que pode ser do tipo DVD-R ou DVD-RW.

No primeiro caso, o usuário pode gravar apenas uma vez; no segundo, são permitidas múltiplas gravações. Se você tem um drive de DVD-R como o Pioneer DVR-A03 (R$ 1.990, em www.dvdfree.com.br), que permite a gravação de DVDs, e deseja apenas copiar o conteúdo de um CD para DVD, use o soft que vem no drive.

Se você quiser, também poderá copiar o conteúdo de um DVD (vídeo) para um CD-ROM usando softwares especiais que fazem uma compactação do vídeo.

A compactação implica uma certa perda de qualidade do vídeo, mas não compromete a visualização drasticamente. Um dos softs que executam essa tarefa é o FlasK MPEG, www.flaskmpeg.net.


Barra Colorida

:: CDs virgens com defeito?

De repente seu gravador de CD começa a indicar que todas as mídias virgens estão defeituosas (“bad medium”). Você, é claro, não pode acreditar nisso. Esse problema acontece com gravadores de diferentes marcas. Não adianta colocar outro CD virgem, a mensagem vai continuar. A saída, mesmo, é reiniciar a máquina. Depois disso, tudo volta ao normal.


Barra Colorida

:: Como tirar aplicativos embutidos no Windows:

Se você instalou o Windows XP e não pretende usar alguns dos aplicativos embutidos, é fácil desinstalá-los. Basta ir ao Painel de Controle, opção Adicionar ou Remover Programas, e clicar no botão Adicionar ou Remover Componentes do Windows. Abre-se a tela do Assistente de Componentes do Windows. Nessa tela, desmarque a caixa ao lado do nome do programa que deseja desinstalar e clique no botão Avançar. Você pode aplicar esse procedimento, por exemplo, para o Internet Explorer, o MSN Explorer e acessórios como o Paint e a Calculadora. No entanto, o Windows Messenger não está na lista desse assistente e, portanto, não pode ser desinstalado. Será que não pode mesmo? 

A Microsoft resolveu esconder a possibilidade de desinstalar esse aplicativo. Mas, com um pequeno truque, ele também pode ser desinstalado no item Adicionar ou Remover Programas. Siga o roteiro: 

1. No Windows Explorer, acione o menu Ferramentas/Opções de Pasta e clique na orelha Modo de Exibição. 
2. Na caixa Configurações Avançadas, encontre o item Pastas e Arquivos Ocultos e marque a alternativa Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos. 
3. Localize, no diretório Windows, a pasta Inf. Sem o procedimento anterior, essa pasta não poderia ser vista. 
4. Nela, dê um duplo clique no arquivo Sysoc.inf para abri-lo. 
5. Na seção [Components] desse arquivo, localize a linha: 

msmsgs=msgrocm.dll, OcEntry,msmsgs.inf,hide,7 

6. Nessa linha, elimine a palavra "hide" (ocultar), tendo o cuidado de manter a vírgula que vem antes e a que vem depois dela. A linha deve ficar assim: 

msmsgs=msgrocm.dll, OcEntry,msmsgs.inf, ,7 

7. Salve o arquivo. 
8. Agora, volte ao item Adicionar ou Remover Programas e veja que o Windows Messenger aparece na lista como um componente que pode ser desinstalado. 

O mesmíssimo procedimento também pode ser aplicado ao processador de texto WordPad. Para isso, modifique a linha: 

MSWordPad=ocgen.dll, 
OcEntry,wordpad.inf,HIDE,7 

A única diferença é que o WordPad vai ser listado entre os acessórios do sistema. O roteiro acima vale para o Windows XP Home ou Professional.


Barra Colorida

:: Como esvaziar a pasta Temp automaticamente:

A pasta Temp guarda arquivos usados por nosso sistema operacional ou outros programas, mas que podem ser eliminados sem problemas, desde que tenham sido criados em uma sessão anterior do Windows. Ah, este "truque" só funciona em versões anteriores ao Windows Millenium (ME)

Para levar a cabo este "truque", vamos primeiro a Iniciar/Executar. Na caixa de diálogo escrevemos sysedit. Vai abrir o Editor de Configuração do Sistema. Selecionamos a janela auto exec.bat (geralmente é a primeira que aparece). Este arquivo pode conter algo ou estar vazio. Independentemente disto, se acrescentam as seguintes linhas:

del tree /y c:\windows\Temp
md c:\windows\temp

Clica-se em Arquivo/Salvar para gravar as mudanças e fechamos o programa. A partir de agora, a cada vez que iniciarmos o sistema a pasta Windows/Temp será esvaziada, com consequente ganho de espaço no disco rígido.