Anteriormente, em nossos artigos, você aprendeu a instalar o Linux em uma memória USB
Qual a utilidade disso?
Para usar o A Bootable USB você precisará:
Um pen drive de 4 GB ou mais (capacidades menores não serão reconhecidas pelo programa);
O arquivo ISO ou o DVD de instalação do sistema operacional desejado.
Para baixar a ISO do Windows 7 RC, leia o texto referente a ele. Além disso, tenha em mente que somente será possível baixá-lo até julho de 2009 e que o sistema começará a ser reiniciado a cada duas horas após o dia 1° de março e não mais será gratuito após o dia 1° de junho de 2010.
Criando o pen drive “bootável”
Baixe o A Bootable USB e extraia o seu conteúdo, feito isso, execute o arquivo com o mesmo nome do programa. Uma janela será aberta, nela, escolha se você deseja instalar (“Install”) ou somente executar (“Run”) o programa, decidindo também em qual pasta por os arquivos necessários para o seu funcionamento adequado. Por fim, marque a opção “I have read (...)” e clique em “OK”.
Abaixo de “Format USB”, clique em “Check USB” para verificar a existência dos pen drives que venham a estar inseridos em seu computador, escolha aquele de sua preferência e selecione“Format USB” para formatá-lo, se for o caso.
Agora, escolha de você usará um DVD de instalação ou uma imagem ISO. Caso escolha o DVD, marque “DVD Version”, clique em “Check DVD” e depois em “Start DVD”.
Se você usará uma imagem ISO, marque “ISO Version”, defina se uma pasta sua ou uma temporária será usada durante o processo de extração de informação. Clique em “Open ISO” para selecionar a imagem desejada e depois em “Start ISO” para iniciar a transferência.
Ao clicar em “Options” você poderá definir opções voltadas para usuários avançados, as quais não serão de muita utilidade caso você tenha formatado o seu pen drive antes desta operação. Duas exceções são as opções “Volume Label” (especifica o nome a ser usado pelo pen drive) e “Use always this tempo folder” (especifica uma pasta para ser usada como temporária para todas as gravações futuras).